Como escolher a sua consultoria educacional no Canadá

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 0 Flares ×

Após a publicação do vídeo, do qual participei, ontem no canal da Kitty, recebi uma enxurrada de emails e mensagens de pessoas pedindo referência sobre empresa x, y e z, algumas, de pessoas esperando que eu compartilhasse a minha opinião pessoal sobre o trabalho de cada uma dessas empresas.  Por isso, resolvi escrever esse post e quem sabe fornecer dicas que poderão auxiliá-los na definição da consultoria educacional e de imigração, que os acompanhará durante essa fase de planejamento. Em primeiro lugar, é importante saber diferenciar ambos os serviços e entender o que cada profissional deverá oferecer à você. Neste post falaremos dos serviços do consultor educacional. Vejamos:

Consultor Educacional é o profissional que deverá aconselhá-lo no que tange ao programa de estudos que você deseja fazer. O conselheiro educacional, deverá fornecer orientações sobre os programas de estudos disponibilizados por cada Instituição de Ensino, seus processos de admissão e requisitos para obter a aprovação do College ou Universidade onde você deseja estudar. Alguns consultores poderão lhe passar mais informações sobre bolsas de estudos e planos especiais de pagamentos se a Instituição de Ensino permitir. Com o extenso leque de opções de cursos e faculdades ao redor do Canadá, ter alguém que te dê suporte nesse momento, pode ser de grande valia.

Atualmente, não há obrigação de obtenção de nenhuma credencial específica para ser denominado consultor educacional, como já existe na Australia por exemplo. Os rumores é de que, em breve, o Canadá deverá implantar algo do genêro, mas são apenas boatos que não devem ser interpretados à risca neste momento. Quando tivermos informações oficiais, traremos tudo aqui pra vocês e em detalhes.

Por essa razão, às vezes, a tarefa de encontrar uma boa consultoria educacional, fornecida por profissionais sérios, competentes e comprometidos com o sucesso do plano do estudante, pode se tornar árdua, além dele ter que lidar com o bombardeamento diário que todas as empresas fazem nas redes sociais.

E há ainda que se falar nos golpistas. Aqueles que se auto denominam consultores educacionais ou agências de intercâmbio e que, são capazes de tudo para ganhar dinheiro. Essas pessoas normalmente te induzirão a fechar os programas de estudos mais convenientes pra elas, sempre de olho na comissão e na quantidade de taxas que elas poderão arrecadar com você. Desconfie se você se deparar com dezenas de taxas no decorrer do seu processo de consultoria ou, se você, advogado, de repente se sentir tentado a fazer um curso de física quântica porque a consultoria recomendou ou, se você, que está vindo com a sua família, escolher ir pra Manitoba porque lá tudo é mais fácil segundo o seu consultor.

Nessa vida eu já vi de tudo, desde taxa de courier pra serviços que são feitos online, até taxa de matrícula 3 vezes mais cara do que a taxa praticada pelo College. Alguns foram mais além, e já superfaturaram cursos de instituições renomadas, tendo, inclusive, problemas com a polícia. Sinceramente? Esse mercado pode ser nojento, principalmente quando vemos supostos consultores se bombardeando na internet feito ratos e vermes por 5 minutos de fama.

Portanto, pesquise muito bem antes de escolher a consultoria que cuidará do seu caso e fuja de quem fala como se soubesse tudo, como se tivesse informação privilegiada ou que precisa menosprezar o trabalho alheio porque não é competente o suficiente para ganhar mercado sozinho.

O bom consultor educacional, sempre colocará o interesse do seu aluno acima de tudo e de todos e buscará trabalhar em equipe com você para ajudá-lo a realizar seu plano de estudar no exterior. O bom consultor educacional nem sempre terá todas as respostas na ponta da língua, e, desconfie se ele tiver, mas estará disposto a buscar informação confiável e a discutir os pontos fortes e fracos do seu planejamento. Esteja apto a ouvir e mudar o que for necessário, mas sempre deixe suas intenções muito bem claras pra ele.

Algumas cuidados importantes para tomar antes de contratar um consultor educacional:

1 – Verifique os reviews da empresa, tente conversar com antigos clientes e verifique o número de registro da empresa. Aqui no Canadá, esse número normalmente começa com FN e é seguido de mais 7 numeros.

2 – Analise as estratégias de marketing utilizadas pela empresa e compare os preços informados com os preços que constam no site da instituição. Verifique todas as taxas que serão cobradas, antes da assinatura do contrato.

3 – Verifique se o consultor educacional é efetivamente parceiro das instituições que ele diz ser. Peça referência sobre ele, para a própria instituição de ensino onde planeja estudar. Isso é totalmente possível e te fará se sentir mais seguro quanto aos serviços.

4 – Veja se o consultor educacional com quem está conversando, possui foco maior em alguma província em específico. Se sim, e essa for a província para a qual está planejando ir, aproveite a oportunidade para explorar ao máximo o conhecimento dele e obtenha uma assessoria completa durante o seu período de planejamento.

Finalizado o processo de admissão do estudante e emitida a carta de aprovação da instituição, o consultor educacional deverá indicar uma consultoria de vistos e imigração regulamentada pelo Governo do Canadá para a realização do processo de visto do estudante, cuja contratação deste dependerá única e exclusivamente.

Espero que o post tenha ajudado e desejo boa sorte a todos vocês!

 

Dani

Você pode gostar...

Deixe uma resposta